A Cogel

A Companhia de Governança Eletrônica do Salvador (COGEL), antes denominada Companhia de Processamento de Dados do Salvador (PRODASAL), foi criada em 1986 com objetivo de prover inovações em Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) para o município, assegurando assim serviços de alta qualidade à população e à administração municipal.

Vinculada à Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia (SEMIT), a empresa é responsável pela execução, direta e indireta, de soluções de TIC e pelas atividades relativas à infraestrutura de conectividade e Data-Center seguros, melhorando significativamente a qualidade de vida do cidadão soteropolitano.

Missão: Prover e gerir tecnologias da informação e comunicação de forma integrada e inovadora, fomentando efetividade e transparência na gestão municipal a serviço do cidadão.

Visão: Referência em governança eletrônica na cidade do Salvador.

Valores: Comprometimento, inovação, transparência, eficácia, efetividade e reconhecimento.

A COGEL tem ainda a finalidade de executar, direta ou indiretamente, projetos de infraestruturas inteligentes e ações relacionadas à gestão da informação e de telecomunicação na Prefeitura Municipal do Salvador. Além disso, a empresa é responsável também por implementar padrões, inclusive de privacidade e segurança cibernética, para as diversas formas eletrônicas de interação, e ferramentas de racionalização de procedimento. Tudo isso, sob a regência da Lei Federal nº 13.303/2016.

A companhia ainda interage com empresas focadas em tecnologia, de caráter inovador, as chamadas govtechs, que ofertem soluções ao Poder Público, em acordo com a legislação federal das startups e a Lei Municipal nº 9.534/2020, que dispõe sobre a Política Municipal de Inovação e institui mecanismos, sistemas e incentivos à inovação no ambiente produtivo e social.

Pular para o conteúdo